O Animal Sénior

2014-08-18

Com o aumento da esperança média de vida, os animais de companhia passam a necessitar de um acompanhamento médico veterinário regular, de forma a promover-lhes qualidade de vida.
 
O meu animal, já é considerado idoso?
 

Animal Idade que passa a ser considerado idoso
Cães Pequenos (até 10Kg) A partir dos 9 anos
Cães Médios (11 a 40Kg) A partir dos 8 anos
Cães Grandes (a partir de 40 Kg) A partir dos 7 anos
Maioria dos Gatos A partir dos 9 anos
           
                        
O que devo fazer para garantir um envelhecimento com qualidade ao meu animal de estimação?
 
Quando o seu animal de estimação atinge uma faixa etária onde passa a ser considerado idoso, torna-se necessário fazer anualmente uma consulta de rotina onde é feito um aconselhamento dos cuidados que deve ter especificamente com o seu animal e, se necessário, serão realizados exame. Isto vai ajudar a prevenir ou a diagnosticar precocemente um grande número de doenças. Tal como nos seres humanos, os órgãos internos de um animal de estimação idoso vão perdendo as suas funções.

O que é uma consulta  geriátrica?
É uma consulta de rotina onde será realizada uma avaliação integral do seu animal. Poderá ser sugerida a realização de análises de rotina, nomeadamente, análises bioquímicas, hemograma, análises de urina, medição da pressão arterial. Caso se detete algum problema o médico veterinário poderá precisar de outros exame mais específicos como ecografia, RX, eletrocardiograma entre outros para o diagnóstico de determinada doenças.

Doenças mais frequentes nos cães e gatos idosos :
  • Obesidade
  • Doenças cardiovasculares
  • Doenças Odontológicas
  • Insuficiências Renais e Hepáticas
  • Cancros
  • Infecções Urinárias e Intestinais
 
Porque devo fazer anualmente uma consulta geriátrica ao meu animal de estimação?
Ao realizar uma consulta geriátrica anual, estará a prolongar e a promover uma melhor qualidade de vida ao seu animal de estimação e simultaneamente a reduzir a médio prazo, as despesas em consultas veterinárias, intervenções cirúrgicas e medicamentos.                                       

Com o aumento da esperança média de vida, os animais de companhia passam a necessitar de um acompanhamento médico veterinário regular, de forma a promover-lhes qualidade de vida. Quando o seu animal de estimação atinge uma faixa etária onde passa a ser considerado idoso, torna-se necessário fazer anualmente uma consulta de rotina onde é feito um aconselhamento dos cuidados que deve ter especificamente com o seu animal. Ao realizar uma consulta geriátrica anual, estará a prolongar e a promover uma melhor qualidade de vida ao seu animal de estimação e simultaneamente a reduzir a médio prazo, as despesas em consultas veterinárias, intervenções cirúrgicas e medicamentos.