Exercício

2014-08-18

No caso dos gatos, brincar é a melhor maneira de fazerem exercício físico. Ao correr atrás de bolas ou brinquedos que se movem, eles desenvolvem-se fisicamente e mantém-se em forma, evitando assim o excesso de peso.

Dê poucos brinquedos de cada vez, mas dê novos brinquedos ao seu gato, pois eles aborrecem-se com muita facilidade. Não se esqueça, dispense todos os dias um bocadinho do seu tempo!

 No caso dos cães, brincar e passeio à trela pelo menos duas vezes por dia são as melhores técnicas para os exercitarmos.

O cachorro adora brincar. Esta oportunidade deve ser aproveitada para o educar sem dificuldade, através de pequenos exercícios que o animal realizará com prazer. Por definição, brincar é aprender atitudes e comportamentos adequados para a vida. É também um meio privilegiado para educar o animal e é um prazer compartilhado por ambos.

Os cachorros adoram mordiscar, mastigar ou mesmo morder. Se o cão lhe morder as mãos, deverá impedi-lo. Para tal, é necessário que tenha os seus próprios brinquedos, mas tendo em atenção que estes têm de ter um tamanho adequado para que o animal não os engula.

Ao passear à trela nunca bata no cachorro com a trela: esta deve ser sinónimo de passeio e de alegria, e não de castigo. Tal como a higiene, quanto mais cedo o cachorro se habituar ao uso de trela mais fácil será a aprendizagem.

Habitue o cachorro à coleira e depois inicie pequenos percursos dentro de casa com ele pela trela, diversas vezes ao dia e por curtos períodos de tempo. De seguida, deve aprender a caminhar com trela. Primeiro sente-o à sua esquerda (por uma questão de comodidade pessoal poderá optar pela direita, desde que seja sempre o mesmo lado), depois dê a ordem para avançar e comece a caminhar.

Segure a trela com folga e caminhe na sua cadência habitual: o cachorro deve caminhar junto a si. Sempre que parar mande-o sentar-se, recompensando-o com uma festa. Se o animal puxar a trela diga "Não", enquanto dá um puxão seco na mesma.