Vamos de Férias

2014-08-18

Viagens de carro em território nacional:
Primeiro, certifique-se qual o comportamento do seu animal numa viagem de carro. Alguns animais enjoam, outros ficam tão stressados/excitados que não ficam quietos e vocalizam bastante. Neste caso, fale com o seu médico veterinário sobre a necessidade de lhe administrar um anti-emético/calmante antes da viagem.

Leve sempre o boletim sanitário do seu animal e confirme se as vacinas e as desparasitações estão em dia.
No dia da viagem não dê muita comida ao seu animal. Coloque de forma segura dentro do carro. Idealmente numa caixa transportadora presa com cinto de segurança. Pare de duas em duas horas e ofereça água. Cães de maior porte devem sair para passear. Nesse caso, use sempre a trela, animais mais stressados podem ter comportamentos imprevisíveis.
No verão, evite viajar nas horas de maior calor.

Viagens internacionais de carro:
Cada país tem requisitos específicos. Deve cumprir os requisitos de todos os países por onde passar. Fale com o seu médico veterinário com cerca de dois meses de antecedência.
Visto que estes requisitos podem mudar, peça sempre informação atualizada. O que estava em vigor em anos anteriores pode já não ser suficiente no ano seguinte.
Se pensa pernoitar no caminho, confirme antecipadamente se aceitam animais.

Viagens internacionais de avião:
Para além dos requisitos do país de destino deve ter atenção aos requisitos da companhia aérea. Fale com a companhia e peça informações detalhadas.