Vacinação

2014-08-18

As vacinas são o meio mais eficaz e seguro de proteção contra certas doenças infeciosas. Mas não basta uma só dose de vacina para o seu animal ficar protegido. A primeira vacinação consiste em vários reforços da mesma vacina separados por um período de 3 a 4 semanas. Depois serão necessários reforços anuais ou trianuais, dependendo da vacina, ao longo de toda a vida. Idade de início da vacinação, cães - 6 semanas e gatos - 8 semanas. As vacinas suscitam uma reação do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de uma infeção por um determinado agente infecioso, desencadeando a produção de anticorpos que acabam por tornar o organismo imune ou, mais resistente, a esse agente (e às doenças por ele provocadas).

Não basta uma só dose de vacina para o seu animal ficar protegido. A primo-vacinação (ou primeira vacinação) consiste em vários reforços da mesma vacina separados por um período de 3 a 4 semanas. Depois serão necessários reforços anuais ou trianuais, dependendo da vacina, ao longo de toda a vida.

Idade de início da vacinação:

  • Cães - 6 semanas
  • Gatos - 8 semanas
  • Coelhos - 8 semanas

Principais doenças prevenidas pelas vacinas:
  • Cães - esgana, parvovirose, hepatite canina, leptospirose, parainfluenza, bordetella, raiva, leishmaniose, piroplasmose
  • Gatos - herpesvirus, calicivirus, panleucopénia, clamídea, leucose felina
  • Coelhos - mixomatose, febre hemorrágica viral

O esquema de vacinação depende da idade e do estado imunitário do seu animal, por isso antes de ser vacinado, é sempre feito um cuidadoso exame clínico de forma a avaliar se pode ser vacinado e qual a vacina mais adequada.