Esterilização

2014-08-18

A esterilização é uma cirurgia que consiste em remover os órgãos reprodutores do seu animal (os ovários e o útero nas fêmeas e os testículos nos machos). É realizada sempre com anestesia geral e requer cuidados simples no pós-operatório.

O tipo de anestesia é escolhido pelo veterinário e varia de acordo com cada animal. Por isso é sempre feita uma consulta pré-cirúrgica. Apesar de poder ser realizada em qualquer fase da vida, é recomendável fazer a cirurgia antes do primeiro cio nas fêmeas e por volta dos 6 meses de idade nos machos.

Benefícios para o seu animal:

  • Controlo da fertilidade de forma definitiva e sem fármacos. A contraceção com fármacos apresenta um risco acrescido para a saúde do seu animal, pelo que deve ser evitada.
  •   Prevenção das principais doenças do sistema reprodutor:
- No caso das fêmeas, prevenção de tumores mamários (sobretudo quando a esterilização é realizada antes do primeiro cio), infeções uterinas, quistos nos ovários, entre outros.
- No caso dos machos, prevenção de tumores testiculares, hiperplasia benigna da próstata, tumores das glândulas perianais, entre outros.
  • Diminuição da tendência para sair/fugir de casa, reduzindo o risco de lutas com outros animais, atropelamentos ou envenenamentos. Bem como, diminuindo a probabilidade de ser contaminado por doenças infecto-contagiosas (como é o caso da sida felina nos gatos).

Outros benefícios:
Supressão do comportamento sexual, reduzindo os comportamentos indesejáveis, como a marcação urinária, agressividade entre machos ou o cios das fêmeas. 
                                                                                   
Cuidados a ter após a esterilização:
Para ajudar o seu animal a manter o peso ideal deve adaptar a alimentação e respeitar a dose diária recomendada; promover uma prática de exercício físico regular e evitar guloseimas/restos de refeições com elevado teor calórico.